Jun 9, 2008

Aquele que desperta


Amigos são pessoas que te suportam em momentos difíceis. Amigos são pessoas que te apóiam em qualquer decisão, mesmo apontando os riscos decorrentes desta. Amigos não julgam. Se você conhece alguém que considera como amigo, e ele(a) não se encaixa em todas essas definições, então, sinto dizer, não tinhas um amigo. Amizade pode soar, enquanto definição conceitual, algo bastante irreal, mas que admite mensuração afetiva. Afinal, sabemos exatamente pra quem contar aquele supersegredo, quem convidar para aquela festa onde ficaremos sozinho, quem convidar para ir ao cinema... vamos selecionando à medida que avaliamos a dificuldade, e daí definimos o quanto necessitamos de ajuda.

As vezes encontramos pessoas que nos dão tudo, e nada pedem em troca. A primeira coisa a se pensar é: meu deus, querem alguma coisa e eu n sei o q é. A resposta pode ser simples, entretanto. A única coisa que pedida era cumplicidade, sentimento inerente à amizade. Hoje eu briguei com metade da humanidade. Bastou saber falar, que lá estava eu, utilizando meus argumentos como facas para mostrar às pessoas quão fracas e débeis elas são. Essa aparente noção de combate faz parte da minha personalidade, e as vezes possui até um charme. Mas, ao final do dia, não me sentia de modo algum feliz. Pelo contrário.

Amizades não deveriam ser provadas. Qual o problema de esperarmos que alguém realmente faça algo bom? Que alguém simplesmente quer ajudar? Somos tão condicionados pela luta de classes marxista que vivemos em um ambiente de eterna competição, achando plenamente impossível alguém querer ver você bem, puramente, sem nada em troca. Não devemos, muito menos, impor prazos a amigos. Valorar os amigos pelo tempo em que os mesmos se encontram em nossas vidas é um erro crasso. As vezes, vivemos mais intensamente com alguém nem tão antigo assim, do que viveríamos se tivessemos uma vida ao lado dos amigos de infância. As situações são distintas, os momentos são diversos, a percepção muda. É dessa forma que perdemos amigos em potencial - colocando condições a serem cumpridas para se estabelecer uma relação.

Amigos nos dizem coisas que somente eles podem ver. As vezes, essa percepção da realidade é maculada, seja pelo modo como nos apresentamos à sociedade, seja pelo modo como eles tentam nos entender. O ser humano é, além de um animal triste, um complicado. Por isso, enquanto tudo lá fora parece um simples degradê monocromático, as vezes é bom parar e rever conceitos. Colocar uns sonhos em prática e definitivamente aposentar alguns. As vezes, a única solução é a partida. A todos aqueles que já experimentaram essa sensação triste, mas inevitável de afastamento, saibam que é mais comum do que se imagina. As pessoas são muito grandes para se prenderem eternamente a um círculo de amizades. Ou ambos evoluem, o círculo e você, ou alguém perderá as tardes cinzentas de domingo relembrando quão grandioso foi o passado, e quão vazio o futuro aparenta ser sem a presença calorosa dos amigos que cultivamos. Sempre anseiamos por novos horizontes... estejam eles onde estiverem.

No comments: