Mar 10, 2008

Aquele que reflete


Com certeza muitas causas podem ser apontadas para o estilo de vida que levamos hoje. Mas, mesmo sendo anacrônico, o fato de repararmos mais no estilo de vida dos outros, dos problemas dos outros, das condições dos outros definitivamente é um deles. Por quê, desde o início do capitalismo, ainda que em sua fase industrial, passamos a considerar mais os sinais de status do que as atitudes das pessoas. Quantos de nós não olhamos uma pessoa sob outro ângulo apenas por sabermos de um fato sem importância quanto ao caráter, mas que adquire proporções imensas se vistas sob o prisma financeiro? Quem nunca olhou pra marca das roupas de alguém? quem nunca mudou a opinião sobre uma pessoa quando soube onde ela morava, ou pra que país tinha ela viajado? Pior, qual o carro que ela tinha?

Informações que não servem para mensurar o caráter de alguém... mas, de que adianta caráter? afinal, ele não sustenta a casa, não é isso que somos obrigados a ver, em pleno horizonte ficcional televisivo? quantos pessoas que roubam, que aparentam o que não são apenas para manter os "status quo" vcs conhecem? com certeza muitas. Eu particularmente conheço a estória de uma pessoa que afirmava que sempre, por engano, aguava o jardim com uma garrafa de velvet clicquot de 3 mil dólares. Ou, uma pessoa que diz que torrou milhares e milhares de reais em uma viagem, cujas fotos nunca se tornarão conhecidas, posto que nunca houve viagem. Ficou mais importante divagar sobre o que faríamos com o dinheiro de fulano, de beltrano do que se fôssemos eles próprios. A idéia de luxo e glamour eternos trazem consigo ônus que não são alrdeados com tanto afinco pelas pessoas.

Quando esses "signos" sociais, que mostram o poder aquisitivo da pessoa é maior que o seu, o que vc faz? contra-ataca dizendo q ele é desprovido de intelecto, ou que n aproveita a vida, ou se perde na tentativa de encontrar algo que JUSTIFIQUE ele ter e vc n. Por isso, antes de julgar alguém baseado nos relatos do próprio sobre sua própria condição sócio-econômica, lembre-se que se ele mentiu, parte da culpa é nossa, por sustentarmos uma sociedade que priorize o material sobre o orgânico. Afinal, somos aquilos que escolhemos, com adversidades ou não, a essência se mantém.Dessa forma, se vc encontrar alguém que n ostente marcas e grifes, n priorize lugares badalados só pq são caros ou simplesmente estão satisfeitos com o carro que possuem, essas são as pessoas mais valiosas para se manter do lado, pois, diferentemente do caráter, o dinheiro é efêmero e não possui fim certo. Durkheim falava em Consciente Coletivo, uma regra moral abstrata que impelia os indivíduos a adotar determinada conduta. Portanto, enquanto tivermos como orientador do nosso consciente coletivo o ter , em detrimento do ser, produziremos monstros capazes de sepultar a simples noção de sentimento em troca de valores que não encontram correspondência para com o universo material. Fica o aviso, sempre que estiveres com a lima do julgamento em mãos... antes de pensar qq coisa errada sobre determinada pessoa, ou simplesmente antes de fazer a tão-feminina-e-comum ( não resisti ) fofoca, lembre-se de parar um pouco, e de se olhar num espelho. Se encarar desprovido de todos os pictográficos que a sociedade lhe impõe,e , finalmente, se ver como se é, para, então, entender que não se julga os iguais, apenas os entende.


É isso, =D

4 comments:

Unknown said...

queridooooooo...
estouu adorandooo seus textos..retratam a realidade...sou sua fã incondicional!!!
amooo demaiiss

..
*

Unknown said...

PRIMEIRAAAAAAAAA...A COMENTARR!!!
EBAAAA!!!kkkkkkkkkkkkk
pipoliuummmmmmmmm!!!
=D

Unknown said...

Pioooooooooooo!!!!
To amando seu blog e tu q vc diz nele, como te falei ontem é td verdadee, vc escreve mt bem e eu te adimiro mt.Vc eh umas das pessoas q eu tive o prazer de conhecer.Obrigada por tudo e continue sendo essa pessoa maravilhoa..Te amo e vc sabe dissoo.

:*

Rafa said...

rapaz... o problema é botar em pratica isso, não minto, muitos hj faz em relaçãoa seguranç, pq aclassificama indole de uma pessoa só por onde ela mora, realmente ridiculo =/